top

menu








=v=

=v=

=v=

21








domingo, 18 de março de 2012

Nota de Falecimento: Nair Martinelli Scarduelli, aos 74 anos

Nota de Falecimento: Nair Martinelli Scarduelli, aos 74 anos

Faleceu às 2h30min deste domingo Nair Martinelli Scarduelli, aos 74 anos de idade. Nair vinha lutando pela saúde desde maio de 2011, quando se submeteu à cirurgia do coração. O Hospital São João Batista, em Criciúma, foi onde ela passou a maior parte de seu tempo nos últimos nove meses. O enterro será às 16 horas deste domingo no Cemitério Municipal, no bairro São Luiz, em Criciúma.
Nair tem 12 netos e seis filhos (Anselmo, Luzia, Francisco, Paulo, Lucia e Marco Antonio). Natural de Maracajá, ela veio junto com o esposo, Dorvalino, morar em Criciúma no início dos anos 60. Primeiro no distrito de Rio Maina e, dez anos depois, no bairro Michel.

A partir dos anos 80, quando os filhos já estavam crescidos, ela e o esposo iniciaram intenso trabalho social e religioso com a comunidade em que viviam. Ajudaram a construir a igreja São Paulo Apóstolo, outras quatro capelas nos bairros Renascer, Anita Garibaldi e Jardim das Paineiras (em Criciúma) e Rincão Sul (Içara) e a Casa Shalom, na Linha Batista.

A vida religiosa de Nair começou muito cedo. Aos 13 anos, já era catequista na comunidade do Cedro, na época pertencente à Araranguá. Mas foi na paróquia São Paulo Apóstolo, depois dos filhos crescidos, que ela retomou de forma intensa suas ações. Ajudou a criar o Movimento de Irmãos e a Pastoral Vocacional na paróquia e, há cerca de cinco anos, ajudava a orientar os coroinhas. Foi neste período que ela participou da fundação do Grupo de Família no bairro Michel.

Vó Nair. Era assim que ela era carinhosamente chamada pelos casais de amigos e pelos jovens por sua presença constante nos eventos criados para arrecadar recursos para a construção de capelas, centros comunitários e casas de acolhimento. Nos Cafés Coloniais, ela fazia rosquinha de polvilho e nas polentas com galinha, a fortaia.


=================================================================

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário